domingo, 12 de abril de 2015

CLASSE DE PALAVRAS-PRONOME

___Oblíquos átonos___me, te, se, o , a, lhe,nos,vos,os as, lhes,se.
___Oblíquos tônicos___mim, comigo, ti, contigo, si, consigo,nos, conosco, vos, convosco, si, consigo.
___Possessivos___Indicando posse em relação á pessoa.
___eu___meu, minha, meus, minhas.
___tu___teu, tua, teus, tuas.
___ele___seu, sua, seus, suas, dele, dela[ela]
___nós___nosso, nossa, nossos, nossas.
___vós___vosso, vossa, vossos, vossas.
___eles___seus, suas, deles, delas ,[elas]
___Demonstrativos___Demonstra, mostra perto de que pessoa do discurso se encontra o demonstrado.
___eu___este, esta, isto, estes, estas.
___tu___esse, essa, isso, esses, essas.
___ele___aquele, aquela, aquilo, aqueles, aquelas.
___Relativos___que, quem, o qual, a qual, os quais, as quais.
___Interrogativos___quem? quê? qual? quanto?
___Indefinidos___alguém, ninguém, algo, outrem, quem, tudo, nada, algum, nenhum, qualquer, todo, muito, pouco


Nenhum comentário:

Postar um comentário