quarta-feira, 19 de abril de 2017

ERROS FREQUENTES COM VERBOS IMPESSOAIS RELACIONADOS AO TEMPO

Toda vez que colocamos um prefixo [im para p e b][in para as demais consoantes] transformamos essa palavra em antônimo [quer dizer,oposto,contrário]
Exemplo: correto_incorreto,possível_impossível,etc...
Porque Impessoais? [não pessoais]
Porque tempo não é pessoa.
Porque não flexionamos por mais nenhum elemento,a não ser por "ele"mesmo,"o tempo",mantendo-o sempre na terceira pessoa do singular.
Para dar uma refrescada na memória.
Pessoas do singular do caso reto_eu_tu_ele ou ela.
Pessoas do singular do caso oblíquo [eu]_me_mim_comigo_Plural_nos_conosco
[tu]_te_ti_contigo_Plural_vos_convosco.
[ele-ela} o_a- lhe_se_si_consigo_Plural_os_as_lhes_se_si_consigo.
Portando quando nos referimos a tempo[duração],jamais poderemos flexionar o verbo,principalmente o verbo “fazer”,porque o pronome usado ao tempo é só”ele”no singular,e é comum,vermos pessoas,sejam artistas,políticos,ou pessoas comuns flexionando o verbo fazer,no sentindo de existir,em número[singular plural]
Exemplo:Fazem dois anos que me mudei para cá [forma incorreta]

Faz dois anos,ou mil anos que seja,mas o verbo se mantém na terceira do singular sem ser flexionado.[forma correta]


Também exemplificando mais algumas observações dessa complexidade, devemos flexionar o verbo fazendo a concordância,quando a oração não for impessoal,mesmo que seja algo relacionado ao tempo, se vier como sujeito da oração,é indispensável a concordância.
Exemplo_Os dias passam lentamente.
O tempo passa lentamente...
Os anos fazem barulho em meu coração.
O tempo faz barulho em meu coração


Nenhum comentário:

Postar um comentário