domingo, 16 de julho de 2017

VOCABULÁRIO CIRCUNSCRITO

Á medida que o tempo passa, vamos percebendo que nossa linguagem, vai ficando cada vez mais restrita, mesmo porque usamos sempre a palavra moda para definir nosso momento.
A moda pode sim, caminhar de mãos dadas com o Movimento Literário, quando vimos tecidos imitando peles de cobras,jaguares,onças e outrem, devido ao movimento em prol da Ecologia.
Porém, uma palavra, jamais pode ser considerada em desuso, a meu conceito, tal fere a arte e a memória linguística, de nossos antepassados.
Um país que caminha visando só, as sinuosidades do modismo, poderá tornar-se um país sem História, futuramente ,portanto, jamais a moda se exterioriza por completo, quando não vai buscar no passado seu renascimento.
Mudam-se nomes dados ás peças, porém, sempre resgatando o que foi criado lá no passado.
Nenhuma obra de arte pode ser considerada em desuso, fora de moda, quando esta varia seu estilo de acordo com a linha criada pelo artista.
Assim também a palavra.
Amante das escritas, a meu ver, nenhuma palavra pode cair em desuso, quando seu sentido carece existir no meio comunicativo.
Jamais uma boa música, levando em consideração, abrangendo os mais ecléticos estilos, quando criada por um bom poeta ou artista, esta vira um clássico, que jamais se extinguirá com o tempo.
É inadmissível para uma Língua mãe, esta perder termos ao longo de sua História.
Comumente, os países que mantêm sua Cultura inalterada, mantêm seus vocabulários estendidos, mesmo com neologismos, gírias e outras variações mais,porém,a linguagem de um povo é um tanto quanto sagrada, e mantê-la, consiste em arquivar memórias dentro de uma circunferência referendada do respeito pela nossa Língua, pela nossa pátria.

Os representantes de um país, quando o representam dignamente, devem esse respeito á nossa Educação e Cultura, investir em Educação é prescrever um futuro mais pacífico onde logicamente banimos a violência  e resgatamos valores linguísticos, que fizeram parte da História familiar, e do linguajar  de um povo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário